No princípio eram os aplausos que agraciavam um artista e seu trabalho, atualmente uma salva já não é o bastante. Conta-se com premiações de toda espécie e credibilidade: música, cinema, esportes e economia são exemplos de áreas que detêm premiações anuais de reconhecimento. O Twitter, a famosa rede de microblogs da internet, ganhará seu primeiro troféu através de uma emissora adolescente de televisão.
O canal MTV Brasil também realiza a sua festa anual, em que costumava premiar os melhores clipes musicais. Agora para integrar o mundo da interatividade, o canal abriu uma categoria para que os twitteiros também possam ter em seu currículo o titulo de vencedor. O que chama a atenção é a rapidez com que se decidiu eleger “O melhor Twitter do Ano”, já que a febre no Brasil ainda nem consegue contabilizar seus seis meses.
Os indicados também são duvidosos e irrelevantes, três apresentadores moderninhos de televisão, um técnico de futebol e uma celebridade do Orkut. Os televisivos, por exemplo, se diferem muito pouco; usam de ironia simplória ou sacadas rápidas de humor que servem para cativar o público jovem sedento por uma piada pronta. O técnico, por sua vez, recentemente afirmou nem ser ele quem realmente publica suas mensagens e a celebridade do já esgotado Orkut utilizou-se de um software para aumentar seus seguidores. Nota-se que é preciso ser popular para ser o melhor.
Nem tudo no mundo do Twitter é superficialidade e juventude. Vale lembrar a importância que a rede teve nas últimas eleições no Irã, ou ainda na campanha presidencial americana no fim do ano passado. Há ainda pesquisadores, jornalistas e escritores que dosam cotidiano com conteúdo, não caindo no pedantismo da intelectualidade ou muito menos se rebaixando às banalidades pessoais.
Mas a questão fundamental não está no que existe de qualidade no Twitter, mas sim na banalização e na irrelevância do elogio. O próprio espaço oferecido, os famigerados 140 caracteres, é paliativo, não rendem conteúdo quando isolados. A palavra-chave da rede é a integração, o Twitter só adquire proporção quando reflete o pensamento coletivo, existe até uma seção chamada “Trending Topics”. Ali são elencadas as palavras mais citadas, os assuntos de pertinência não só no Brasil mas também no mundo.
Premiar o nada e o singular não irá conferir qualidade ao vencedor. Entretanto, se o objetivo for conseguir mais seguidores e popularidade, o prêmio é um grande negócio. A fama pela fama também é produto, e não é de hoje que seduz os mais diversos profissionais, sérios ou não. Que o escolhido goze de sua congratulação com a mesma rapidez com que será substituído por alguma outra tendência digna de um mérito qualquer.
Vejam o imbecil do Marcos Mion, vencedor da baboseira, chorando como o idiota que é:
6 comentários:
Acho a premiação do twitter realmente peca, no entanto acho que o discurso do Mion nada tem a ver com o prêmio em si e sim com satisfação pessoal em alavancar sua carreira tendo como pano de fundo a MTV
esse negócio de twitter do ano é de longe, uma das coisas mais jecas que eu já vi.
eu odeio o marco smion e to bebad oi taísaaa tchua
Fico feliz que alguém aqui esteja bebendo.
Sinceramente, eu não perco meu tempo com um site, ou seja lá o que for aquilo, onde os usuários se limitam a escrever sobre o que fazem de meia em meia hora. O cúmulo do voyeurismo.
Taísa, blog bárbaro. Abraços
Postar um comentário